Vendas e Assistência Técnica:

Rua Santa Catarina 245, Bairro Santa Tereza  Araçuaí - MG      

CEP 39600-000 

Telfax: (33) 3731-2575

   Comprar os produtos

 

 

 

 

info@bioneem.com.br

 

Hortas Urbanas Bioneem !


Programas da Organização Nações Unidas (ONU) através da FAO (Food and Agriculture Organization)recomendam e estimulam o aumento das áreas de cultivo nas cidades visando melhorar a qualidade de vida dos habitantes das áreas urbanas, garantir a segurança alimentar (qualitativa x quantitativa) reduzir a pressão produtiva no meio rural e melhorar a qualidade biológica dos alimentos.
Esse estimulo busca aumentar os índices de sustentabilidade do meio urbano, independente da localização geográfica ou condição econômica regional .
 


Sustentabilidade não deve ser entendida apenas como um conceito, etiqueta ou marca em um produto, mas um processo de consciência da pessoa, tanto do uso dos recursos naturais como de forma de consumo. Sustentabilidade são todos os processos e metodologias usados para atender as necessidades das gerações atuais sem comprometer as gerações futuras.


Em pequenos espaços na área urbana, desde terrenos baldios até a parede da área de serviços e um pequeno apartamento, podem ser aproveitados para cultivar, desde uma micro horta de ervas e temperos, ate composições mais complexas. Tudo depende da criatividade e do envolvimento das pessoas. Cada um pode usar os recursos que dispõe com mais facilidade, desde uma garrafa PET reciclada, vasos jardineiras, até latas de molho de tomate.

Já existem disponíveis no mercado jardineiras, vasos e uma infinidade de equipamentos e idéias que podem guiar nossa criatividade e nos orientar para desenvolver um projeto até um design exclusivo desse cantinho, que com certeza será um espaço dedicado ao prazer, com uma enorme contribuição para nossa saúde física, mental, e ainda nos fornecer alimentos frescos, um delicioso chá aromático ou um molho sensacional feito com ervas e temperos que você mesmo cultivou. E o melhor sem ter sair com o carro e dirigir até o supermercado, estacionar, entrar, comprar, entrar na fila para pagar, retirar o carro do estacionamento, dirigir de volta pra casa, atrasar, desistir do jantar e pedir uma pizza. Possivelmente o produto da ida ao supermercado, vai para geladeira e para o lixo depois de alguns dias.

 

 

Para implantar sua horta, você precisa é claro, de terra vegetal ou húmus, sementes, adubos e produtos para fazer o manejo de pragas nas plantas.
Para executar esse projeto esteja atento aos seguintes cuidados:

- Procure adquirir terra vegetal, composto orgânico e húmus com procedência controlada, assim você evita consumir produtos resultantes de aterros sanitários ou lixões não controlados que podem estar contaminados por metais pesados, antibióticos, hormônios e outras substancias danosas a saúde ou meio ambiente.

- Procure não desperdiçar água, plantas precisam de água, mas não suportam excessos.

- Compre sementes que não foram tratadas com defensivos ou venenos, assim você terá alimentos livre de agrotóxicos e seus filhos podem segurar as sementes nas mãos e compreender como uma semente minúscula se transforma em uma alface enorme.

- Compre adubos já formulados e em pequenas embalagens, já destinados a pequenos cultivos, assim você evita desperdícios e sobras, e jamais jogue esses produtos pelo esgoto domestico, pois são ricos em sal o que dificulta o tratamento os efluentes. Portanto compre o produto certo na quantidade apenas necessária para suas necessidades. Existem diversos produtos no mercado para essa finalidade, a preços justos.

- Jamais use venenos ou agrotóxicos para manejo das pragas. Use produtos indicados para agricultura orgânica, que são de origem vegetal, que não oferecem riscos para sua família ou o meio ambiente.

- Quando produzir uma quantidade maior, e não consumir tudo, use o excedente para presentear alguém.

E lembre-se, não são apenas os animais que entram em extinção, as plantas também.
Quando você cultiva uma horta ou jardim, está salvando diversas espécies, formando verdadeiros “jardins de biodiversidade”.


Parceiros:

Biofert:
http://www.biofert.com.br

Sementeira da Dona Ivone – Belo Horizonte - MG
(31) 3274-9448
dazio@uai.com.br
 


 

 

|     Home     |      Produtos      |      Flores      |     Hortas Urbanas     |    Artigos     |     Novidades     |     Contatos     |

Copyright 2010/2013 Bioneem -